Somos responsáveis

Em abril de 2011 participei de um curso sobre mediação de conflito, no qual a mediadora Ana Lúcia Catão iniciou com o seguinte texto de Fernando Pessoa: 

“Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado. Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e outro outra, ou um via um lado das coisas e outro um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro. Mas cada um via uma coisa diferente, e cada um, portanto, tinha razão. Fiquei confuso desta dupla existência da verdade.”
               
Em época de eleição presidencial, essas palavras me vêm à cabeça ao observar os motivos que levam as pessoas a votar em um determinado candidato. Tenho absoluta convicção de que temos pessoas de bem e que acreditam num país melhor, seja aqueles que escolheram um ou outro. Também estou convicta sobre uma parcela da nossa sociedade fazer escolhas por seus desejos pessoais bastante egocêntricos e irresponsáveis.
O que não se pode perder nesse meio todo, é a responsabilidade, que não devemos caminhar com um olhar imediatista, mas com muito comprometimento como co-autores das mãos que estamos escolhendo para escrever o rumo da nossa história. Sabendo que esses rumos devem ser permeados com inteligência, cobrando o que foi prometido, exigindo que as palavras voltem a ter valor.
O que devemos ter sempre em mente são os passos que já estão registrados na nossa história e que não queremos mais como a violência, a miséria, a ignorância, a falta de cidadania... E como vamos exterminar tais problemas que ainda insistem em fazer parte da vida de tanta gente? Qualquer um que ganhar essas eleições tem a obrigação de fazer valer, entre tantas propostas que colocaram, a garantia de se cumprir  tantas Leis já existentes. Doa a quem doer.

E nós somos responsáveis também para que sejam cumpridas. Sabendo, ainda, que a PAZ deve permear todas as decisões.

Comentários

  1. Nós sabemos que a responsabilidade é muito grande ao escolhermos um dos candidatos para conduzir a nação. Precisamos refletir bem nesse momento e pensar que somos milhões de pessoas a vivenciar posteriormente dessa escolha. Não sabemos o que vai resultar disso, mas exercemos o nosso direito pelo que estamos lendo, vendo e percebendo. Esperamos que o Brasil consiga crescer e que o povo tenha uma vida mais digna.

    Grata, Solange, pelo momento de reflexão que você nos proporciona.

    Grande abraço!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir

Postar um comentário