"Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos" Talmude "A beleza está nos olhos de quem vê" Tupi


"Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos" Talmude
 "A beleza está nos olhos de quem vê" Tupi 

Estas frases lidas por várias vezes nas redes sociais em que acompanho as publicações de José Luiz Goldfarb, cada vez fica mais forte dentro de mim como a mais pura verdade.

Ao observar as ações ou reações de diferentes pessoas, é notável o reflexo das marcas que suas histórias constituíram. Alguns conservam essas marcas como feridas abertas, doloridas e enxerga as adversidades como mais uma ameaça que provocará a piora dos ferimentos. A fragilidade causada cria uma nuvem nos olhos, o que impede de discriminar determinadas situações com clareza. Fato esse que gera diferentes agressões verbais ou até mesmo físicas. Um exemplo são as experiências de bullying, de discursos unilaterais de palestrantes, políticos ou mesmos membros de diferentes famílias.

Em compensação,  alguns preferem transformar as marcas que suas histórias deixaram em histórias de superação. Ao invés de se sentirem vítimas, com pena de suas feridas, preferem olhar para frente e observar o mundo, suas oportunidades e a consciência de que elas podem ser curadas e não são eternas.

Alguns preferem trocar por marcas criativas e bonitas de se ver, como lindas tatuagens. Os olhos que conservam a beleza natural de criança, que tem o Amor como base de todas as coisas. 

Olhar com os olhos da criança, reaprender com elas os sentimentos positivos que um dia já teve no coração, mas algum adulto influenciou para que se recolhesse. Agora, adulto é urgente se redescobrir e tirar lá de dentro os valores que são inatos do ser humano. 

E acredito que o principal é a CORAGEM, que na sua origem tem o seguinte significado:

A palavra "coragem" tem sua origem no latim CORATICUM, e possuía o mesmo significado. Este termo latino é composto por COR, que significa "coração" e o sufixo -ATICUM, que é utilizado para indicar uma ação referente ao radical anterior. CORATICUM seria, literalmente, ação do coração, isto porque acreditava-se que era neste órgão que a coragem se alocava.
https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-coragem




Comentários