"A Educação é o instrumento mais poderoso para se mudar o mundo."



Algumas pessoas têm falado sobre falência da Educação. Pensar no significado dessa palavra nos vem a ideia de algo fracassado, sem condições de caminhar... É como se pensássemos que o mundo está no fim.
No entanto, ao me fixar nos olhinhos dessa linda bebezinha, com esse brilho cheio de vida, fico imaginando tantos olhares assim que estão chegando, e como nós adultos temos a obrigação de sair da nostalgia exacerbada, do fatalismo e do comodismo. A História passada nos serve de lição relacionada às experiências que devem ser aproveitadas ou evitadas, a História que será construída somente será fatalista se nos acomodarmos e esperar sempre do outro as ações.
Pensamentos otimistas são extremamente importantes, mas insuficientes. Nossos passos têm que ser pautados de maneira consciente. Trabalhar para que tantas práticas positivas sejam multiplicadas e juntar forças com pessoas semelhantes.
No mesmo mês que esse bebê nasceu (agosto de 2014), ouvi do candidato a Deputado Estadual, Alexandre Schneider https://www.facebook.com/alexandreschneider1?ref=stream) a seguinte frase: "A Educação é o instrumento mais poderoso para se mudar o mundo."
Pois é... Eu também acredito nisso, e é meu dever e o dever de todo ser humano não deixar que esse brilho nos olhos se apague. Seja lá os obstáculos que se tenham a ultrapassar, o caminho é único: levar a Educação a sério, ser ético, ter cuidado e saber que é esse brilho que vai transformar o mundo.

Comentários

  1. A educação é sim o instrumento mais poderoso para se mudar o mundo, porém dá-se o nome de educador indiscriminadamente a todo e qualquer portador de um diploma de graduação.
    É educador aquele que mente e manipula seus educandos?
    É educador aquele ser sem ética que fala mal dos colegas para os colegas e para os alunos?
    É educador aquele que grita com outro colega na frente dos alunos?
    É educador aquele que dá uma bolsada nas costas de uma colega enquanto ela lê e ainda não se desculpa?
    Para esses nossos colegas a educação está sim falida, pois eles vem se degradando e degradando a educação.
    Sinceramente, enquanto não se entender que as pessoas aprendem por exemplos e atitudes a situação não vai melhorar.
    Hoje é domingo e sinceramente prefiro dormir e não acordar...

    ResponderExcluir
  2. Essa questão que você colocou, Islene, é justamente a chave. Há pessoas falidas, pessoas doentes que precisam de ajuda e, apesar de fazerem parte da Educação não são a maioria e muitas vezes são essas que falam mais alto, então dá-se uma falsa impressão de que representam um todo. A briga é essa e é isso que precisa mudar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário