Como criamos situações para o desenvolvimento de uma cultura de paz analisando as nossas responsabilidades


Constantemente nos deparamos com situações que geram conflitos no nosso dia-a-dia, seja no convívio familiar ou profissional. Esses conflitos normalmente são gerados por cobranças, muitas vezes até mesmo velada, sobre expectativas frustradas. Esperamos que cada um cumpra seu papel e muitas vezes esquecemos de analisar o quanto estamos deixando de cumprir o nosso.
E que papel é esse? Se ele não estiver muito claro pode originar problemas pela falta de clareza.
Quais as nossas responsabilidades, quando escolhemos desempenhar algum papel dentro da sociedade? Ele não é um só. Temos que escolher, como por exemplo, ser amigo, mãe, pai, namorado, marido, esposa, professor, diretor, coordenador, médico, faxineiro, atendente etc. A partir do momento que escolhemos, há a necessidade de se ter claro para todos os envolvidos como devemos realizar as ações que o envolvem.
Quando falamos do ambiente pessoal deve-se haver alguns combinados e sabemos que esses não são tão fáceis assim. Mas quando se consegue combinar, o segredo de se viver em paz é não se descombinar. Sentar e rever os combinados pode, o que não pode é se comprometer e não cumprir.
No ambiente profissional deveria ser mais fácil porque as funções já estão determinadas, muitas vezes até mesmo em legislação. Quando se tem abertura, deve existir o espaço para que elas sejam construídas, planejadas, registradas, relembradas. E tudo fica muito bem quando aquilo que se combina não se descombina. Vale lembrar que nesse espaço também se deve rever os combinados, mas rever em equipe.
Desse modo, fica muito claro como podemos fazer com que nossas responsabilidades podem afetar na construção de um ambiente voltado para a cultura de paz. Muito fácil. É só tentar.

Comentários

  1. Oi, Solange, tudo bem? Li o seu texto e quero deixar uma reflexão. Na família, quando os responsáveis não definem com clareza para os jovens quais as principais características de um cidadão de bem, acabam formando pessoas que poderão causar danos a outros setores da sociedade. Um comportamento errôneo gera conflitos e pode prejudicar no trabalho, na escola, no casamento, enfim, pela vida afora. Desorganizamos os conhecimentos quando deixamos de educar, o que poderá interferir na promoção da paz.

    Beijos, querida!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  2. É verdade Sônia. Por isso a importância de se combinar e de dividir as responsabilidades. Encontramos uma maneira de dividir as tarefas diárias em casa, onde todo mundo colabora sem as reclamações rotineiras. Fizemos uma lista de tarefas e as dividimos entre eu e as filhas, sorteamos quem vai fazer o que durante a semana. Fazemos um novo sorteio cada semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Solange! Muito obrigado por ter visitado o Escrevendo e Semeando! Muito obrigado por suas palavras! Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário