Aprendendo sempre



Depois de muita resistência em aceitar os diversos pedidos das minhas filhas em termos um animalzinho, acabei por ceder quando fomos numa feira de animais para adoção. Uma linda cachorrinha conquistou a família com seu olhar que parecia pedir socorro para levarmos conosco.
Tinha o olhar tristonho e ao mesmo tempo carinhoso. A alegria imensa das meninas com sua presença em casa era emocionante. Com ela aprenderam a dividir tarefas sem a mãe ter que intervir tanto, aprenderam a cuidar de um bebê, pensando na hora de limpar, alimentar, dar remédio. E uma coisa que já sabiam e aperfeiçoaram com aquele ser tão cativante: amar.
E esse último aprendizado não se restringiu somente às filhas, mas a mim, que não tinha como levantar da cama ou chegar do trabalho e deixar de dar uma paradinha para um carinho.
No entanto, num tempo tão breve, outro aprendizado começou, aquele de sofrer por um ser querido que fica muito doente. A Kira, nome dado à cachorrinha, veio para nós com uma anemia muito forte, causada por carrapatos, segundo o veterinário, provavelmente por consequência do ambiente que vivia antes de ser adotada. Apesar do extremo cuidado em casa, dos medicamentos dados na hora certa, ela teve que ser internada para tratamento mais intensivo e transfusão de sangue.
Infelizmente, minhas filhas tiveram que aprender o sentimento de perda. Sentimento este, ainda não experimentado. E eu, como mãe, tive como lição: por mais que tentamos proteger nossos filhos, não vamos conseguir evitar alguns sofrimentos ao longo de suas vidas.
Assim, vamos aprendendo sempre, seja com situações boas ou não, nessa grande escola da Vida.

Comentários

  1. Solange, emocionada com um gesto tão nobre!!
    Infelizmente, você fez tudo que estava ao seu alcance. Deu muito amor, que é o principal. A vida é assim mesmo, é um constante aprendizado.
    Mas vocês com certeza irão superar esse sentimento. Quem sabe com um outro cãozinho carente.
    Beijo
    Odila

    ResponderExcluir
  2. ^^ a vida sempre procura uma maneira de nos ensinar certas coisas, mas toda a experiência é válida para o aprendizado, mas não desistam,ter um cãozinho ou qualquer outro animal em casa, sempre é bom para as crianças, já tive 2 cãozinhos que se foram, mas mesmo assim, continuei criando cães, eles trazem alegria pra casa, hoje tenho 3 ^^ e um deles meu preferido, o nome é pequeno, um labrador marrom, quase do meu tamanho... Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário