Um encontro elaborado com muito carinho

No dia 25 de setembro foi realizada a minha primeira Reunião Pedagógica na EMEI Ovídio Decroly, escola de educação infantil no Itaim Paulista, em São Paulo. O encontro foi elaborado com muito carinho, com intuito de se ressaltar a importância dos valores humanos e a ideia de se destacar a importância que cada um tem no processo educativo e a influência que todos exercem nas vivências das crianças dentro da escola. No primeiro momento todos os funcionários da escola assistiram o seguinte:
Depois distribui alguns cartões com valores escritos e mensagens sobre eles. Pedi para que alguns comentassem o que pegou. Tais cartões foram elaborados a partir de mensagens retiradas do site www.pensapositivo.com.br Exemplos:

AMOR
"O amor que se dá enriquece infinitamente mais que o amor que se recebe."
(A. Borçóis - Macé)

VIDA
Só há duas maneiras de viver a vida: A primeira é vivê-la como se os milagres não existissem;
A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre.”
(Albert Einstein)

Em seguida, analisaram, uma a uma, algumas questões. São elas:
1. Valores que fazem lembrar experiências de infância.
2. Valores que as pessoas enxergam em você.
3. Valor que pretende alcançar no futuro.
4. Uma pessoa que influenciou positivamente.
5. Qualidade que essa pessoa tinha que te influenciou.
6. Se todas as pessoas do mundo tivessem essas qualidades o mundo seria diferente?
7. Situações de sua vida de alegria.
8. Quando se pensa educação, como tem que ser o ambiente?
Tais questões foram retiradas de um curso sobre valores humanos, realizado pela Universidade Bhrama Kumaris, Valores humanos na Educação. Alguns dos participantes fizeram comentários. A segunda questão, foi planejada para que cada um refletisse sobre suas próprias qualidades, no entanto, após alguém colocar que é difícil as pessoas encontrarem qualidades no outro, pedi para que cada um falasse uma qualidade do colega sentado à sua esquerda. Foi muito bom.
Depois foi apresentado um PowerPoint construído com base nas pesquisas do físico Masaru Emoto, o qual demonstra a influência das palavras e ações negativas em cristais de água. Tal conteúdo foi colocado com a intenção de fazer com que as pessoas reflitam sobre a urgência de se privilegiar situações positivas, tanto para o seu bem como para o bem do próximo. Disponível no site: www.serrano.neves.nom.br/dowloads/Cristaisdeagua.ppt
No segundo momento, orientei os professores sobre a organização do trabalho pedagógico para os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, com base nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil analisando as expectativas e as orientações didáticas, além das orientações étnico-raciais. Após as explicações os professores se organizaram para planejar as ações dos meses citados. E assim foi. Espero realmente que o grupo tenha gostado.


Comentários