A influência das datas comemorativas para se levantar reflexões - Dia dos Pais


As datas comemorativas têm o objetivo de nos induzir às reflexões ou nos induzir às compras? Para uns pode pesar a primeira opção, para outros a segunda e, talvez para muitos, contam-se as duas. Assim, os dias que as antecedem fazem com que hajam paradas para se pensar sobre determinados valores, sejam materiais, morais ou sentimentais.
Hoje aquela que nos faz parar é o Dia dos Pais. Minha filha mais nova, toda orgulhosa de seu pai, faz questão de pegar das suas economias o valor que a escola pediu para preparar a surpresa. Agora já tem um blog, e não podia deixar de postar uma mensagem para ele (http://harumiseno.blogspot.com/). Ensaios e apresentação aconteceram durante a semana. Aquela vozinha maravilhosa, parece única, apesar de estar no meio de muitas outras crianças. As mais velhas questionam a mãe sobre como o agradarão. Pensam sobre o que devem comprar, quando na realidade o valor mais importante é demonstrar ou reforçar o amor grande que se tem por essa pessoa, a importância que ela tem nas suas decisões, o sentir-se próximo. O entendimento que às vezes a distância é resultado do conflito de interesses causados pela idade ou gênero, mas não pela falta de afeto.
O essencial mesmo é ter consciência que o tempo passa rápido demais, e muitas vezes os caminhos que cada um toma, faz com que ocorra a distância física, mas esta pode ser superada quando os alicerces construídos através do amor, da cumplicidade, do respeito mútuo tornam-se fortes e indestrutíveis.
Eu tenho o privilégio de fazer parte de uma família assim. E amo muito o pai das minhas filhas, que com o seu jeitinho abre espaço para que elas entendam que seja lá o caminho que cada uma tomar, os valores plantados continuarão florescendo, como já florescem.







Comentários