Tecla enter: problema ou solução?


A partir da adolescência, adquiri o hábito de registrar o que se passava comigo durante o dia. Na hora em que meus pais e irmãos iam dormir, sentava na cama e pegava um caderno brochura, designado para ser o meu diário. Lá escrevia sobre os meus sentimentos de menina-moça, sobre o que acontecia na escola, em casa e sobre a minha visão de mundo, um tanto limitada. Por vezes lia os registros e me criticava por escrever tanta bobagem. Rasgava as folhas.
Um pouco mais velha me sentia às vezes lesada por algum produto sem qualidade ou ainda com saudades de um amigo ou amiga que foi morar longe, escrevia uma carta, mas na maioria das vezes ela ficava guardada no meio do caderno e tão defasadas acabavam rasgadas e indo para o lixo. Eu não tinha telefone em casa.
Sempre o que era escrito obedecia aquele ímpeto do momento e depois que passava aquele sentimento forte que levava a por a mão na caneta, o material escrito era relido e censurado.
Hoje com o advento da internet e a "bendita" tecla enter vejo-me por em risco a censura mais apurada, e tenho visto algumas vezes o dedo, obediente à emoção, ser mais rápido do que a razão. E quando se observa, muitas pessoas já leram aquele pensamento que num lance se espalhou. Algumas vezes espalham-se como areia que cai nos olhos, outras como pétalas de flores. Ainda bem que a grande maioria entra na segunda situação. Afinal, ainda sou adepta à frase: Não faça com o outro aquilo que não quer para você.
E assim, o dilema de tornar a tecla enter como problema ou solução chego à seguinte ideia: parece-me que ela pode criar alguns problemas momentâneos pela dificuldade de algumas pessoas se verem criticadas. Mesmo que a crítica seja com intenção de se construir algo bom. Ela passa a ser solução pelo fato de fazer com que as pessoas se aproximem. Indivíduos que normalmente não trocariam tantos conhecimentos, valores, ideias... hoje trocam, compartilham, se aproximam, mesmo que virtualmente.
E como é bom se aproximar de pessoas, compartilhar, aprender...

Comentários

  1. Oi Solange!
    Adorei seu blog, em especial esse post. O "enter" facilitou a comunicação mas mesmo assim, devemos rever com atenção antes de apertar essa bendita teclinha!
    Beijos Te adoro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário