ACREDITAR


Parece-me que se tornou banal a incredulidade, a desconfiança de que aquele que pronuncia, seja lá o que for, talvez possa estar faltando com a verdade. Entretanto, ainda prefiro ACREDITAR. Preciso acreditar naquelas pessoas que me trazem esperanças de um mundo melhor, preciso acreditar naquele adolescente que me diz consciente de seu comportamento negativo e quer melhorar.
É triste olhar no rosto de alguém e observar que "seu nariz cresce" ao afirmar o que fez ou deixou de fazer algo, principalmente aquela mãe que vem na escola ao meu pedido, para que possamos ser cúmplices no crescimento positivo de seu filho, e me diz que já fez tudo o que podia. Porém, penso que aquele que faz uso indevido das santas palavras em vão é uma pessoa doente, que necessita de ajuda, e se ela aparece tudo pode se acertar.
ACREDITAR, saber que podemos, através de nossas atitudes, fazer com que aqueles que nos rodeiam tenham percepção de que cada um é responsável pelo mundo em que vive e as reclamações vazias, sem uma postura ativa, não leva a lugar algum . É nesse momento que sinto necessidade de me reportar a um doutor em educação que nos cura a alma, ao pronunciar o seguinte:

Não sou cego e nem tampouco alienado do mundo. Sei que há guerras, epidemias, violência, corrupção, tráfico de drogas, meninos de rua e tantas outras injustiças lá fora, mas apesar disso, acredito e luto para que a vida seja melhor. Com a educação, creio podermos esclarecer os alunos, dar-lhes não apenas conteúdos, mas humanidade, compromisso, engajamento e disposição para lutar por mais dignidade, justiça, ética e cidadania. Que possam sair da escola preparados para a vida, o trabalho e tudo o mais, e para que, principalmente saiam mais solidários e fraternos, pensando no próximo como num irmão e não apenas em si mesmos. http://www.escolhendoapilulavermelha.com.br/

O doutor em educação, João Luís de Almeida Machado, me deixa imensamente feliz, pois tira um peso enorme que me fazia pensar que tais ideias me colocavam no rol da ingenuidade.
Um abraço cheio de energia a todos.

Comentários

  1. Oi Solange, não podemos deixar de acreditar, de lutar, de nos posicionar sempre por um mundo melhor, mais justo, mais digno. Parabéns pelo trabalho! Abraço. João Luís

    ResponderExcluir
  2. Oi Ex-professora! Vou tentar lhe dar uma visão por parte dos alunos.
    O que na maioria das vezes acontece(não foi exceção comigo) é que quando se esta na escola o pensamento primordial são amigos, baladas e conversas. Infelizmente eles percebem que esse tempo é perdido quando não há dedicação aos estudos, pois é nessa fase que assumimos novos valores e construímos parte do nosso caráter. Os alunos devem se atentar mais a vcs professores.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário