Relato sobre o trabalho efetuado com os alunos da EMEF Antonia e Artur Begbie

Percebe-se a falta de hábito da grande maioria das pessoas de não observar com atenção o ambiente em que vivem. O fato de a maioria sempre estar na correria do dia-a-dia faz com que essa parada seja cada vez mais difícil. E o jovem também está incluído nesse grupo, alguns por assumirem as responsabilidades de um adulto e muitos outros por estarem muito preocupados com o seu próprio “eu”. Olhar para o meio em que vivem, analisá-lo e perceber-se como parte de um todo torna-se uma tarefa bastante rara entre eles. Pensando nisso, surge a necessidade de se construir um trabalho com os adolescentes de 8ª série, do Ensino Fundamental, no qual se consiga ligar os conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura a essa necessidade de observação.

No primeiro momento, foram utilizados textos de autores conhecidos da Literatura, com enfoque na maneira como eles observavam o espaço em que viviam, como Canção do Exílio, de Gonçalves Dias ou Outra canção do exílio, de Eduardo Alves da Costa. Além de poemas, foram trabalhados crônicas e contos e trechos de livros, como Solte os cachorros, de Adélia Prado.

Após análise dos diferentes gêneros, na busca de interpretações e significados próximos às vivências dos alunos, houve a seguinte proposta:

1. Coletar imagens do meio em que os alunos vivem através de fotos;

2. Escrever observações sobre esse meio;

3. Criar um poema relacionado com o que foi efetuado;

4. Gravar em cd ou confeccionar um portifólio.




Comentários