Aprender é muito bom

Aprender é bom

A vida é um constante aprender: aprendemos a pedir o alimento quando estamos com fome desde a mais tenra idade, as primeiras palavras, os primeiros passos, as primeiras letras... Aprendemos a todo o momento determinados valores, aquilo que é certo ou errado, e quando temos filhos e alunos tentamos fazê-los acreditar que aquilo que construímos enquanto conhecimento é o certo. E só depois dos meus trinta e poucos anos aprendi que tive professores maravilhosos. Seja na escola ou fora dela.
Minha mãe, por exemplo, foi uma excelente professora, não profissionalmente, mas na sua posição de dona de casa que cuida dos filhos. Além de me ensinar determinados comportamentos e valores, que é de praxe que a mãe ensine, foi ela quem me ensinou as primeiras letras. Desde os meus cinco anos de idade procurava brincadeiras que envolviam a busca de significados (o meu nome, o dela, do meu pai, do meu irmão e de outros entes queridos da família), a contação de histórias, o acesso aos gibis e até mesmo às fotonovelas, as quais ela adorava ler. Lembro-me como se fosse ontem como eu adorava criar hipóteses do que estava escrito e a minha mãe confirmava que em algumas situações eu estava certa.
Hoje, tenho três filhas e todas já sabem ler. A história se repetiu com elas, é claro que cada uma com o seu jeito. Procurei criar momentos em que a busca do conhecimento na escrita fosse um prazer. Deu certo, todas adoram buscar nas histórias momentos de diversão e entretenimento e sabem a importância de se buscar o conhecimento também. Não quis me limitar a esse serviço somente em casa, quis fazer fora dela, na escola. Escolhi como profissão o magistério. Percebo que com alguns anjinhos na sala de aula consegui o meu intento, com alguns não. Mas tenho esperança que aquele que não consegui perceber a realização do meu objetivo durante o período em estivemos juntos, eu tenha contagiado com uma picadinha, que em algum momento de sua vida se manifestará e talvez encontre prazer em pelo menos contar uma pequena história para os seus filhos.

Este material foi publicado em 2008 a partir de um projeto realizado pela professora da sala de informática, Cristiane, da EMEF Antonia Artur Begbie, onde leciono Língua Portuguesa.

Comentários