Campanha do Obrigado

Antes de assumir o cargo de professora de Língua Portuguesa na EMEF Antonia e Artur Begbie, trabalhei durante 15 anos como professora alfabetizadora. Nos últimos anos com as crianças das séries iniciais, tive a grata experiência de fazer um curso na Fundação Mokiti Okada, no qual abordava a importância de se semear ações positivas a partir da Campanha do Obrigado. Os alunos deveriam contar o número de obrigados no decorrer do dia, enumerando as boas ações que precederam à palavrinha mágica.
Principalmente com a 1ª série, em 2003, os resultados foram muito bons. Mães relatavam nas reuniões de pais a mudança de postura da criança, que via a necessidade de receber um obrigado. Uma mãe disse ter-se emocionado durante meu relato na reunião de pais sobre o projeto, pois seu filho havia começado a fazer coisas para ajudá-la em casa, que não era de seu costume, na busca de "obrigados", no entanto, ela ainda não havia agradecido nenhuma vez. Além disso, tornaram-se mais solícitos em sala de aula na busca de se cumprir a tarefa.
Na mesma época tentei com os adolescentes, mas não consegui levar adiante pela relutância deles quanto à ideia de se mudar pequenas atitudes.
Em 2004 pedi exoneração desse cargo para assumir como Professora de Ensino Fundamental II (5ª à 8ª série).
Após várias ponderações resolvi iniciar no dia 19 de agosto de 2009 a Campanha do Obrigado com os meus anjinhos da 6ª série. Estamos engatinhando, mas o relato de algumas experiências estão me deixando bastante feliz. Alguns alunos colocaram no orkut o número de obrigados que conseguiram até o momento. Pedi para que redigissem suas expectativas e opiniões sobre o assunto, alguns acham bobeira, mas a maioria gostou. Logo publicarei neste espaço resultados mais exatos.

Comentários